Korda Kauberdi

Grupo Korda Kauberdi, à porta do cinema Éden Park, Mindelo, S. Vicente, Cabo Verde


Os mais velhos do que eu terão mais recordações do tempo do grupo de teatro Korda Kauberdi, sob a direcção do meu pai Francisco Fragoso. Melhor, terão outras recordações.
Eu tenho as minhas, bem marcadas, apesar de na altura estar na minha infância. Por terem sido vividas através do olhar de uma criança, elas tornam-se especiais porque a criança dá sempre o seu colorido, a sua interpretação muito própria e de acordo com a "experiência de vida" de uma pessoa com menos de dez anos. A mais doce e agradável é a seguinte:
Eu fazia os possíveis por adormecer, na parte de trás do nosso volkswagen carocha amarelo, durante o percurso entre o jardim-escola da Gulbenkian, na Achada de St.º António - local dos ensaios - até à nossa casa na rua do Hospital, no Plateau. Hoje, podemos apanhar trânsito (dentro da realidade de Cabo Verde) mas naqueles tempos o percurso fazia-se rapidamente. Claro que não conseguia adormecer mas o meu pai não dizia nada (ou se pensava, não o exteriorizava) e levava-me ao colo até me deitar na cama. Lembro-me de estar com a cabeça recostada no ombro dele e sorrir. Todos nós sabíamos que a Maggyzinha estava bem acordada mas todos éramos cúmplices nesta minha pequena 'partida'. Mas não é disto que a vida é feita? Destes momentos que depois duram para toda a vida. Esta recordação apareceu-me do nada e decidi perpétua-la neste post.
De certa maneira, esta é a minha homenagem ao Korda Kauberdi, no olhar de uma criança com menos de dez anos.
- Maggs -

Comments

Sandrine said…
E ainda bem que o fizeste! Porque é de facto destes momentos que a vida é feita... ou antes que ganha o seu valor. Por momentos eu quase que adormecia ao ombro do teu pai através de uma descrição tão amorosa... :)
Beijinho grande
maguyalfama said…
E como me lembro desse sorrisso maroto... um afago de ternura.

Bô Mãe
Maggy said…
Sandrine,

Obrigada pela mensagem!
Digamos que 'bateu a saudade' e esta lembrança veio assim, de repente, sem pedir autorização.
Maggy said…
Minha Boneca,

Bijin grande, grande!

Maggyzinha

Popular posts from this blog

Os donos do mundo

Bem-vinda

No meu peito