Objectos de afecto

Esta boneca vestida com um traje típico das mulheres africanas, feita em pano, meia collant e arame, faz parte do meu mundo desde Agosto de 2003.
Estávamos num passeio habitual pela Cidade Velha, na ilha de Santiago. Fiquei encantada com o colorido dos trajes, com a forma engenhosa como as bonecas tinham sido feitas. A minha tia Isabel, fluente em wolof, aproximou-se da venda dos Senegaleses e iniciou o regateio do preço.
Mera espectadora de um diálogo que não conseguia entender, pude contudo pressentir o crescer de um misto de alegria e de tristeza por parte da vendedora.
Escolhi a boneca e aí a tristeza da vendedora pareceu dominar a alegria por ter feito negócio. Afectuosamente, acariciou e beijou a boneca, dizendo algo em wolof. Fiquei ávida pela tradução e a minha tia disse-me que ela se tinha despedido da boneca e que lhe tinha desejado felicidades.
A senhora tinha deixado o seu país, vendendo artesanato do Senegal na Cidade Velha, uma cidade que vive essencialmente dos turistas. Tinha a sua banca de venda, fazia pela vida, quem sabe tivesse deixado família próxima na terra-mãe. A sua tristeza foi genuína por ter de deixar ir algo que tinha sido criado nas suas mãos.
A boneca tornou-se, naquele instante, um objecto de afecto e tem-me acompanhado por todas as cidades onde tenho vivido desde então. É um objecto de afecto por esta mulher, por África (meu continente de eleição), por mim que sou filha da diáspora e nela me encontro. Os objectos de afecto nada mais sendo do que uma concretização material de sentimentos que nos ligam a alguém, algo...
Maggs

Comments

Sandrine said…
Sinto a falta desses objectos que nos acompanham...
a falta das viagens que teimam em não se fazer
sinto o vazio da ausência de tudo isto...
Beijo grande
Maggy said…
Olá Sandrine,

Muito provavelmente, por sentir que andarei sempre em viagem, apego-me a estes pequenos objectos com tamanha ferocidade...
Bem, Detroit é um bocado longe mas... :)
Um grande abraço!
Beijos!
Anonymous said…
gostei deste teu desabafo... realmente é fantastisco como a pequenos objectivos estao ligados tatos sentimentos... detroit é um bocado longe mas....a imagem dessa boneca permite-te ficar sempre perto. Gostei maggs :)

até já.
Maggy Fragoso said…
Olá Maçã,

Para além da boneca... dois girassóis feitos em crochet que a minha mãe me ofereceu quando estivemos em S. Vicente, também em Agosto de 2003.
Fica para outro post! :)

Até já!
Anonymous said…
agora é q vi: 2 grandes gralhas no meu comment, ou seja objectivos= objectos e tatos= tantos... ihihih... mas ainda bem q se fui perceptivel na mesma :)

Quanto aos girassóis, sem duvida outro "objectivo" q m faz lembrar a tua pessoa... aguardo curiosamente o post :)

*****************************
Maggy Fragoso said…
Avisar-te-ei! ;)

Bjs

Popular posts from this blog

Os donos do mundo

Bem-vinda

No meu peito