Os donos do mundo

"A pobreza, em primeiro lugar, nunca foi para mim uma desgraça: a luz derramava sobre ela as suas riquezas. (...) Em todo o caso, o belo calor que dominava a minha infância privou-me de qualquer ressentimento. Vivia na penúria, mas também numa espécie de regozijo. (...) O mérito desta feliz imunidade não me cabe. Devo-a, em primeiro lugar, aos meus, a quem faltava quase tudo e invejavam pouco mais do que nada. (...) Além disso, estava eu próprio tão preocupado em sentir para sonhar com outras coisas."
Albert Camus, in "O avesso e o direito".

O cheiro que impregnava o ar era nauseabundo. Porém, o quotidiano não tinha sido alterado. Os cães da zona permaneciam imperturbáveis na sua procura da melhor sombra do momento para dormitarem tranquilamente. As crianças brincavam com os detritos, recriando mundos de luz, cor e alegria. Com uma marcha cada vez mais acelerada, passei pelos cães, crianças e lixo, tentando não vomitar.

A imagem do contentamento despreocupado das crianças perturba agora o meu sono. Dou por mim a cobiçar a forma desprendida como elas estavam a brincar no meio do lixo e permaneço acordada a imaginar que a minha alma é novamente criança. Procuro recriar mundos cheios de "luz, cor e alegria", onde a gargalhada é a palavra de ordem e todos estão mandatados para serem autênticos.

Ainda que fugazmente, essas crianças conseguem abstrair-se do sórdido que as rodeia e tornam-se os verdadeiros donos do mundo. Tudo o resto fica reduzido a uma aparente e vazia sensação de segurança e de conforto.

Comments

Paulino Dias said…
Oi Maggy,

Sensacional o teu blog, pá! Adorei a tua escrita: leve, graciosa, despretensiosa, do tipo que se saboreia de mansinho junto a uma taça de vinho gelado com queijo (está bem, pode ser do Fogo eheheh).

Já coloquei como dos meus preferidos no meu blog...

Abração,
Paulino
Anonymous said…
Magggssssssss. Ha quanto tempo que nao vinha ao teu blog. E apesar do ultimo post já ser de setembro está recente :=))))

So GOOD 2 have U back :))))


Quero mais,muito mais. Ate breve.

Beijocaaaa
Anonymous said…
... ultimo comentário tem 2 anos.
Tenho saudades Maggs.
Aquele abraço.

Popular posts from this blog

Bem-vinda

No meu peito