Em demanda de um número de segurança social

A questão do número de segurança social é ainda um tema muito delicado para mim. A importância desses nove números na sociedade americana é assustadora. E eu fiquei em estado de choque quando a minha vida aqui se tornou dependente desses benditos nove números e ainda hoje reclamo sempre que se fala sobre o número de segurança social ou fico logo de má cara se nalguma loja me pedem esse número. Bem... o melhor é eu começar pelo princípio.

Na semana que cheguei, uma das minhas principais preocupações era instalar um serviço de internet no apartamento onde ficaria a viver. Por isso, fiquei pasma quando na loja me pedem o número de segurança social e a carta de condução - hei-de 'desabafar' para a próxima sobre a condução aqui! - Bem a questão da carta de condução ficou resolvida porque mostrei o meu passaporte mas o número de segurança social era fundamental.... Em suma, é através deste número que conseguem aceder ao historial de crédito de uma pessoa. Por isso, nada feito! A simpatia do lojista desapareceu. Melhor, o sorriso 'colgate' desapareceu por completo e para ele, sem um número de segurança social ou alguém que pudesse 'responsabilizar-se' por mim nada feito... A não ser que deixasse um depósito de 800 dólares que só poderia levantar passado um ano e no caso de me portar bem, i.e. pagar sempre a tempo e horas. Finalmente, obtenho o famoso cartão com os nove números milagrosos e procuro outra empresa para ter internet em casa. Voltámos a lenga-lenga de eu não ter historial de crédito mas só me pedem 75 dólares de depósito. Escusado será dizer que já está na minha agenda: Fevereiro de 2008 - telefonar à Cox e pedir o meu dinheiro, independentemente do local geográfico onde esteja!!!!

Em Portugal, habitualmente, temos connosco o BI, o cartão de contribuinte, etc... Mas aqui, devo correr o risco de ir presa se me apanharem com o meu próprio cartão de segurança social na minha carteira. É que o cartão deve ser guardado num local seguro. Agora, com a minha péssima memória, não sei como vai ser decorar esses noves números até porque nós não morremos de amores um pelo outro!

- Maggs -

Comments

Popular posts from this blog

Os donos do mundo

Bem-vinda

No meu peito